top of page

SOBRE

 

"A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar que estuda o sistema nervoso com enfoque no processo de aprendizado e seu funcionamento, buscando identificar, prevenir, diagnosticar e tratar possíveis distúrbios que interfiram na aprendizagem. Neuropsicopedagogia, o que faz? especialista em Neuropsicopedagogia alinha em seu trabalho conceitos de Pedagogia e Psicologia Cognitiva para compreender como as funções cerebrais condicionam o processo de aprendizagem. O neuropsicopedagogo trabalha com a reabilitação e prevenção de problemas de aprendizagem."

Como a avaliação neuropsicopedagogica pode ajudar o aluno com dificuldade?
Toda dificuldade de aprendizagem pode ser superada, mesmo as mais difíceis. Identificar a origem de um problema de aprendizagem não é um tarefa fácil. O processo de ensino aprendizagem é complexo e diferente para cada pessoa. As novas descobertas da Neurociência têm ajudado a entender este processo, mas muito ainda precisa ser estudado.

Ligue:

(11)991433934

Atualmente os neuropsicopedagogos possuem ferramentas para avaliaçãoe e intervenção que estão a cada dia mais sofisticadas e trazendo resultados melhores.

A neuropsicopedagogia procura atuar com as dificuldades de aprendizagem e entender os diversos fatores que influenciam e podem causar baixo desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo transdisciplinar e que propõem avaliações e intervenções que ajudem na superação das dificuldades deste processo.

Essas dificuldades possuem diversas dimensões e origens, que se relacionam e influenciam mutuamente. Sendo elas: cognitivas, afetiva ou psíquica, social e biológica.

Dessa forma, o neuropsicopedagogo irá propor intervenções específicas, considerando as causas isolados ou de forma assossiada, focando em desenvolver as formas de aprendizagem mais efetivas da pessoa que está sendo atendida, trabalhando assim sua autônomia e autoconfiança.

 

Recomendamos para Você:Quais barreiras podem estar atrapalhando seu aluno

 

Os instrumentos de avaliação neuropsicopedagógicas irão analisar diversos aspectos, como o material escolar; questionários; atividades matemáticas, como resolução de cálculos, problemas, exercícios de lógica; escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia (qualidade da letra ou caligrafia); ortografia e produção textual; leitura (decodificação e compreensão); desenhos; jogos de construção, jogos simbólicos e com regras; testes psicomotrizes; interações grupais e usa-se também testes de neurofeedbacks.​

Com as informações obtidas será proposto um plano intervenção adequado, buscando não apenas melhorar o desempenho do aluno, mas desenvolver a vontade de aprender.

Os avanços da neurociência aplicadas à educação tem sido um forte aliado para ajudar crianças com dificuldade de aprendizagem. Cada vez mais este conhecimento tem se mostrado importante no cotidiano da sala de aula, aumentando a importância da presença de um neuropsicopedagogo nas escolas.

Cristiane Freitas 
Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional

Notícias:

ENTENDA O TDAH
 

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

bottom of page